O Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ) vem se manifestar em apoio ao economista Marcio Pochmann que, ao ser cotado para assumir a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passou a sofrer fortes ataques da mídia corporativa.
Pochmann é um pesquisador reconhecido e respeitado na comunidade acadêmica, é professor titular aposentado da Unicamp, com passagem pelo DIEESE, já tendo ocupado a Presidência de instituições como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação Perseu Abramo (FPA). Profissional sério e competente que, de nenhuma forma faz jus aos adjetivos que lhe foram imputados.
Por sua vez, o IBGE é um órgão de excelência, composto por funcionários comprometidos com a casa e com a produção de estatísticas oficiais e não guarda nenhuma semelhança com experiências mal sucedidas de qualquer outro instituto de estatística.
Assim, este Conselho rechaça todo o alarmismo que envolve o nome de Pochmann e entende que o IBGE está inserido num projeto soberano de país que aponta para a diminuição das desigualdades e para o fortalecimento de uma sociedade mais democrática.