Prêmio Nobel 1987
Robert Merton Solow, economista norte-americano, nascido em New York, obteve o Prêmio Nobel de Economia em 1987 por suas contribuições à teoria do crescimento econômico.
Estudou em Harvard e exerceu a docência no Massachusetts Institute of Technology, além de ter sido assessor do Presidente Kennedy.
Sua contribuição mais conhecida é o modelo neoclássico do crescimento, considerado a resposta ortodoxa ao modelo keynesiano de Harrod-Domar, publicado num artigo de 1956. Seus estudos econométricos sobre o investimento em capital fixo e a influência da tecnologia nos aumentos da produtividade, iniciados num artigo de 1957, marcam as origens da chamada "contabilidade do crescimento". Neste artigo separou a contribuição ao crescimento econômico da quantidade de trabalho e capital, do efeito relativo à mudança técnica. Também trabalhou na análise econômica dos recursos não renováveis.
Obras
A Contribution to the Theory of Growth en Quarterly Journal of Economics, febrero 1956.
Technical Change and the Aggregate Production Function en Review of Economic and Estadistics, agosto 1957,
Programación Lineal y Análisis Económico (1958) en colaboración con R. Dorfman y P.A. Samuelson. Versión española en Ed. Aguilar, Madrid, 1962.
Capital Theory and the Rate of Return (1963)
Sources of Unemployment in the United States (1964)
Growth Theory: An Exposition, Oxford University Press, 1969.
Price Expectations and the Behavior of the Price Level (1970)
Teoría del Crecimiento (1970) Versión española en Fondo de Cultura Económica, México, 1976.