NASSAU WILLIAM SENIOR (1790-1864)

Facebook Twitter WhatsApp

Senior foi o primeiro professor de Economia Política em Oxford e um dos mais influentes economistas e reformadores do século XIX, além de ter atuado em várias ocasiões como assessor do governo britânico. 
Nassau Senior nasceu em 26 de setembro de 1790 em Compton Beauchamp, Berkshire. Membro de uma aristocrática e antiga família, foi educado em Eton e no Magdalen College de Oxford, onde se graduou em 1812.
Oposto às teorias do valor de David Ricardo, introduziu no Reino Unido as análises de demanda baseadas na utilidade e as de oferta baseadas nos custos de produção. Foi, portanto, um notável precursor do marginalismo. 
Também se opôs às teorias da população de Malthus. Economista liberal, Sênior colaborou com os políticos do partido Whig, grupo liberal do Parlamento inglês oposto aos conservadores (Tories). Foi o encarregado para a revisão das "leis de pobres", tendo contribuído, portanto, ao Poor Law Amendment Act de 1834. Ele se opôs aos sindicatos operários e à redução da jornada de trabalho argumentando que os benefícios empresariais se obtinham precisamente "na última hora". Ademais, insistiu na diferença entre riqueza e bem-estar e na aplicação do método dedutivo à ciência econômica. 
 
Bibliografia 
1821, "Report on the State of Agriculture", Quarterly Review 
1826, "Some Ambiguous Terms Used in Political Economy", in Whateley, editor, Elements of Logic, Encyclopedia Metropolitana, 
1827, Three Lectures on the Transmission of Precious Metals from Country to Country and the Mercantile Theory of Wealth. 
1829 , Two Lectures on Population 
1830, Three Lectures on the Rate of Wages. 
1830, On the Cost of Obtaining Money and on some effects of private and government paper money. 
1831, Letter on a Legal Provision for the Irish Poor. 
1835, Statement of the Provision for the Poor in America and Europe. 
1836, An Outline of the Science of Political Economy. 
1837, Letters on the Factory Act. 
1840, Three Lectures on the Value of Money. 
1847, Lecture on the Production of Wealth. 
1848, "J.S. Mill on Political Economy", Edinburgh Review 
1852, Four Introductory Lectures on Political Economy. 
1864, Essays on Fiction. 
1865, Historical and Philosophical Essays.