Filho de um banqueiro judeu que emigrou da Holanda para a Inglaterra, Ricardo foi, em primeiro lugar, e plenamente, um inglês de seu tempo, não só por sua conversão ao quaquerismo no momento de seu matrimônio, como por sua profunda compenetração em relação à realidade inglesa no início do século XIX.
À diferença de Adam Smith, em cujos trabalhos se baseou, Ricardo se preocupou apenas secundariamente em analisar as causas do crescimento, ou melhor, a origem de "a riqueza das nações". Pode-se afirmar que suas preocupações em torno do crescimento o levaram a interessar-se, em primeiro lugar, pelos fatores que explicam a distribuição da renda.
O autor dos "Princípios de economia política e tributação" (1817) preocupava-se, especialmente, com a tendência da queda da taxa de lucros, que, no seu entendimento, era inevitável na economia inglesa, mas, que podia ser contrabalanceada pelo desenvolvimento do comércio exterior, diferentemente da visão de Adam Smith. Este último destacava o papel das exportações das manufaturas como um aprofundamento da divisão do trabalho, mas Ricardo via que as importações de cereais baratos poderiam impedir a subida do salário normal, e, assim, facilitariam o aumento dos lucros e da acumulação, necessário ao crescimento.
ESTAS FORAM SUAS PALAVRAS
Para a prosperidade geral, não pode se considerar nunca excessiva a facilidade que se dá à circulação e troca de toda classe de propriedade, já que é por esse meio que o capital de toda classe têm a possibilidade de encontrar o caminho para as mãos daqueles que melhor vão empregá-lo para aumentar o produto do país.
Obras
The High Price of Bullion, A Proof of the Depreciation of Bank Notes, 1810.
Observations on some Passages in a Article in the Edinburgh Review, on the Depreciation of the Paper Currency, 1811.
Reply to Mr. Bosanquet's Practical Observation on the Report of the Bullion Committee, 1811.
An Essay on the Influence of a Low Price of Corn on the Profits of Stock showing the inexpediency of Restrictions on Importation; with remarks on Mr Malthus' two last Publications" 1815
Proposals for an Economical and Secure Currency, with Observations on the profits of the Bank of England, as they regard the Public and the Proprietors of Bank Stock, 1816.
On the Principles of Political Economy and Taxation , 1817.
Notes on Malthus' Principles of Political Economy, 1820 (publ. 1928).
"Funding System", 1820, Encyclopedia Britannica
On Protection in Agriculture, 1822.
Mr Ricardo's Speech on Mr Western's Motion, for a Committee to consider the Effects produced by the Resumption of Cash payments, 1822.
Plan for the Establishment of a National Bank, 1824.
The Works of David Ricardo, Esq., M.P. With a Notice of the Live and Writings of the Author, 1846, editado por J.R. McCulloch