RAÚL PREBISCH, 1901-1985

Facebook Twitter WhatsApp

Economista argentino, Prebisch foi Secretário Geral da Comissão Econômica das Nações Unidas para América Latina e o Caribe (CEPAL-UNCLA) e posteriormente da Comissão das Nações Unidas para a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development). 
Nascido em Tucumã, estudou na Universidade de Buenos Aires onde trabalhou como professor. Também foi presidente do Banco Central da Argentina até que, em 1948, foi nomeado Secretário Geral da CEPAL.
É considerado o fundador e principal expoente da escola econômica chamada "estruturalismo latino-americano". Desenvolveu as teses da "Teoria da Dependência". Segundo esta teoria, as empresas coloniais e o comércio internacional não foram úteis para o desenvolvimento econômico, senão que, ao deslocar as estruturas e instituições socioeconômicas das colônias, geraram uma série de problemas (dependência das exportações, crescimento desequilibrado) que bloquearam as possibilidades de desenvolvimento. Os países do terceiro mundo, dizia Prebisch, tem caído num estado de "dependência" frente aos do primeiro mundo, convertendo-se em produtores de matérias-primas, em uma relação de "centro-periferia" com suas metrópoles. Para que estes países entrassem num caminho de desenvolvimento sustentado era necessário que eles impusessem certo protecionismo em relação ao comércio exterior, além de estratégias de substituição de importações.

Obras de Raúl Prebisch
    Introduccion a Keynes, 1947. 
    Theoretical and Practical Problems of Economic Growth, 1950. 
    "Commercial Policy in Underdeveloped Countries", 1959, AER 
    "El Desarrollo Económico de América Latina y Algunos de Sus Principales Problemas", 1962, Boletín Económico América Latina 
    Hacia una dinámica del desarrollo latinoamericano, 1963. 
    Una Nueva Política Comercial para el Desarrollo, 1964. 
    Transformación y Desarrollo, 1965. 
    Hacia la integración acelerada de América Latina, 1965. 
    Interpretación del Proceso de Desarrollo Latino- Americano en 1949, 1973. 
    "A Critique of Peripheral Capitalism", 1976, UNCLA Review 
    "Socioeconomic Structure and Crtisis of Peripheral Cpaitalism", 1978, UNCLA Review 
    "Towards a Theory of Global Change", 1980, UNCLA Review 
    Capitalismo Periférico: Crisis y transformacion, 1981. 
    "The Latin American Periphery in the Global System of Capitalism", 1981, UNCLA Review