Prêmio Nobel 1990
Economista norte-americano, professor da City University of New York, Markowitz obteve o Prêmio Nobel de Economia em 1990, compartilhado com Merton M. Miller e William F. Sharpe, por seu trabalho pioneiro sobre a teoria da economia financeira.
Publicou em 1952 o artigo que é considerado a origem da teoria de seleção de portfólio e a conseqüente teoria de equilíbrio no mercado de capitais. Inicialmente se deu pouca atenção a ele até que, em 1959, esclareceu-se com maiores detalhes sua formulação inicial. Devido a um famoso trabalho, publicado em 1958 por James Tobin, se voltou a levantar o problema da composição ótima de um portfólio, embora com orientação e alcance totalmente novos. Contudo, foram W. F. Sharpe e J. Lintner que completaram este estudo despertando um enorme interesse nos círculos acadêmicos e profissionais.
Entende-se por Portfólio uma determinada combinação de valores mobiliários, adquiridos por uma pessoa física ou jurídica, que passam a formar parte de seu patrimônio. Nela incluem-se quaisquer tipos de ativos financeiros.
A principal contribuição de Markowitz encontra-se em ter inserido, explicitamente, em seu modelo, o que inicialmente se pode chamar de as características fundamentais da conduta racional do investidor. Esta consiste em buscar aquela composição de portfólio que dê a máxima rentabilidade para um determinado nível de risco, ou, um mínimo de risco para uma dada rentabilidade.
OBRAS
"The Utility of Wealth", 1952, JPE
"Portfolio Selection",1952, J of Finance
"Social Welfare Functions Based on Individual Rankings" with L.A. Goodman, 1952, AJS
Portfolio Selection: Efficient diversification of investment. 1958