Prêmio Nobel 1989
Economista norueguês, professor na Universidade de Oslo, Trygve Haavelmo ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1989 por sua explicação sobre os fundamentos da teoria da probabilidade para a econometria e sua análise das estruturas econômicas simultâneas.
Membro da Escola Sueca e discípulo direto de Ragnar Frisch, a ele se deve o teorema do "multiplicador de Haavelmo", que diz que quando o governo aumenta o gasto público e, simultaneamente, aumenta os impostos em exatamente a mesma quantidade, o efeito multiplicador é um.
Praticamente a totalidade dos modelos econométricos importantes construídos na segunda metade do século XX se apóiam no desenvolvimento de Haavelmo. A influência de Haavelmo na política econômica tem sido fundamental ao facilitar o estudo empírico das interações e impactos entre conjuntos de variáveis econômicas: como os preços, as taxas de juros, a renda nacional e as taxas de câmbio. Também separou os fatores que influenciam na oferta, por um lado, e na demanda, por outro, distinção crucial para a interpretação correta das medições empíricas.
Obras:
The Probability Approach in Econometrics (1944)
A Study in the Theory of Economic Evolution (1954)