Se fosse possível chamar alguém de heterodoxo-ortodoxo, esse é Kenneth E. Boulding. Boulding conseguiu encabeçar todas as listas de economistas dissidentes e marginais, seus trabalhos se negavam a seguir as modas acadêmicas e, por um gravíssimo descuido, nunca obteve o título de doutor. Apesar disso, permaneceu plenamente integrado no mundo universitário, foi lido com atenção por seus colegas, exerceu importante influência intelectual sobre sua geração, tendo sido promovido a postos de máximo prestígio acadêmico como a presidência da American Economic Association e da American Association for the Advancement of Sciences.
Nascido em Liverpool, filho único de um encanador, foi o primeiro membro de sua família a estudar além da educação básica. Aluno de Lionel Robbins em Oxford, Boulding teve uma bolsa para estudar nos Estados Unidos nos anos trinta, época da grande depressão. Trabalhou em muitas Universidades: Colgate University, Fisk University (um college para negros no Tennessee), Iowa State College, Stanford, International Christian University of Japan, e principalmente na University of Michigan e na University of Colorado em Boulder, na qual permaneceu desde 1967 até seu falecimento.
A obra de Boulding transpassou continuamente as fronteiras estabelecidas da ciência econômica. Ética, religião, filosofia das ciências sociais, pacifismo, poder, evolução e equilíbrio ecológico foram os temas que atraíram sua atenção e sobre os quais realizou profundas análises.
Em seu livro "A economia do amor e do temor" ele analisou transações econômicas unidirecionais baseadas em dois tipos de motivações, integradoras e co-ativas: o presente, que surge do amor, e o tributo, provocado pelo temor.
Em "As três caras do poder", o autor estabeleceu três categorias: o poder ameaçador, destrutivo por natureza, que se utiliza sobretudo no mundo da política; o poder econômico, que se baseia no poder de produzir e trocar; e, o poder integrador, que se baseia em relações como a legitimidade, o respeito, o afeto, o amor, a comunidade e a pessoalidade.
Era uma pessoa profundamente religiosa e formada na tradição metodista, seu antibelicismo lhe fez entrar desde jovem na "Sociedade de Amigos" (os quaqueros), comunidade da qual sempre foi membro ativo e prolífico publicista. Também escreveu e publicou livros de poemas.
Obras
"The Place of the Displacement Cost Concept in Economic Theory", 1932, EJ
Economic Analysis, 1941.
"A Liquidity Preference Theory of Market Prices", 1944, Economica
There is a Spirit, 1945.
A Reconstruction of Economics, 1950. Versión en español, Reconstrucción de la Economía, Ed. Ateneo, Buenos Aires, 1971.
The Limitations of Mathematics: An epistemological critique, 1955.
The Image: Knowledge of life in society, 1956.
"The Role of the Economist in a Political World", 1959.
Conflict and Defense: A general theory, 1962.
"Earth as a Spaceship", 1965
Beyond Economics: Essays on society, religion and ethics, 1968.
A Primer on Social Dynamics: History as dialectics and development, 1970.
Collected Papers, five volumes, 1971-5.
La economía del amor y del temor, 1973, Alianza Editorial, Madrid, 1976.
Ecodynamics: A new theory of societal evolution, 1978.
Stable Peace, 1978.
Beasts, Ballads and Bouldingisms, 1980.
Human Betterment, 1985.
"Puzzles Over Distribution", 1985, Challenge.
The World as a Total System, 1985.
Three Faces of Power, 1989. Versión en español: Las tres caras del poder, Paidós 1993.
"Economic Development as an Evolutionary System"
"The Pollution of Information"
"Contemporary Research in Economics"
"Toward a World Social Contract"
"Notes on the Role of Social Science in Economic Development"