Jeremy Bentham, filósofo britânico, foi fundador da corrente filosófica, do final do século XVIII, conhecida como utilitarismo. Amigo pessoal de James Mill e tutor de John Stuart Mill, influenciou de forma extraordinária a teoria econômica do século XIX e os primeiros marginalistas.
Em seu Introduction to the Principles of Morals (1780), propôs que o objetivo da atividade política deveria ser a busca de "a maior felicidade para o maior número" de pessoas. Bentham é o pai da função de utilidade e estava familiarizado com a tendência decrescente da utilidade marginal. Contudo, seu conceito de utilidade era cardinal já que considerava que a mesma poderia ser medida com precisão. Ademais, considerava possível fazer comparações interpessoais de utilidade, algo rejeitado atualmente.
Estas idéias de Bentham foram a base de uma profunda crítica da sociedade que aspirava comprovar a utilidade das crenças, costumes e instituições existentes em seu tempo. Ativista a favor da reforma das leis, enfrentou as doutrinas políticas estabelecidas em sua época tais como o direito natural e o contratualismo. Foi o primeiro a propor uma justificação utilitarista para a democracia. Adiantando-se extraordinariamente a seu tempo, lutou pelo bem-estar dos animais, pelo sufrágio universal e pela descriminalização da homossexualidade.
Benthan fundou o University College London onde, tal como o solicitou em seu testamento, seu corpo embalsamado é vestido com suas próprias roupas e segue exposto em uma vitrine num corredor muito concorrido à vista dos alunos. Há muitas piadas relacionadas com esta curiosa excentricidade. A cabeça exposta atualmente é de cera, a real foi roubada várias vezes como uma brincadeira tradicional dos alunos. Atualmente a cabeça está conservada em uma caixa forte da UCL. O corpo, contudo, é conduzido todos os anos para presidir algumas reuniões nas quais é lembrado com a frase "Jeremy Bentham, presente, mas, sem direito a voto".
Obras
A Fragment on Government, 1776.
An Introduction to the Principles of Morals and Legislation, 1780.
Of Laws in General, 1782.
Defense of Usury, 1787.
Chrestomathia, 1817.
On the Liberty of the Press and Public Discussion, 1820
The Rationale of Reward, 1825.
Rationale of Judicial Evidence, 1827.
Constitutional Code, 1830
The Rationale of Punishment, 1830
Pannomial Fragments, 1831
"Offences Against One's Self" - publicado solo en 1978, J of Homosexuality