O BANCO CENTRAL VOLTOU A AUMENTAR A SUA TAXA BÁSICA DE JUROS...

Facebook Twitter WhatsApp

O que isso tem a ver como nosso dia-a-dia? 

Paulo Passarinho

Significa que o custo do dinheiro vai encarecer. Os juros cobrados pelos bancos e seus "créditos especiais" andam em torno de 140% ao ano ou 7,5% ao mês.

Em se tratando de cartões de crédito, a coisa fica muito pior, com taxas que podem chegar a 13% ao mês ou até mais. Com a decisão anunciada esta semana, o primeiro efeito será o encarecimento dessas operações, bem como o aumento do custo dos crediários,em geral.

A justificativa do Banco Central é que poderemos ter uma elevação da inflação neste ano, e o remédio não pode ser outro que não o aumento da taxa de juros. O curioso é que quem opina sobre "expectativas inflacionárias" são agentes do mercado financeiro, assim como quem sugere o remédio são eles mesmos: os bancos e demais instituições do "mercado".Em suma, está tudo em casa, com o Banco Central patrocinando a festa de quem vende crédito e dinheiro.

Mas o problema não para por aí.

Sabem por quê? Por que essa conta é paga justamente com os recursos que deveriam ser aplicados na Previdência, na saúde, na educação, nos transportes públicos ou na habitação popular.

É por isso, leitor, que todos esses serviços voltados à população andam de mal a pior, com um péssimo atendimento à população.


Jornal O DIA – 30/04/2010

Opinião – Pág 16.