08/03 a 27/09/2022 - Segundas a sexta, a partir das 19h30 às 21h30, Sábados, das 9h às 12h30 Carga horária: 228h
aulas AO VIVO, 100% on-line e material digital incluso!
A primeira aula de cada disciplina será aberta aos pré-inscritos.
Objetivo
O objetivo deste curso é atualizar os conhecimentos dos economistas ou fornecê-los para os profissionais de outras áreas que almejam ingressar nos cursos de Mestrado em Economia oferecidos pelos centros acadêmicos que compõem a Anpec –Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Informações sobre a prova encontram-se disponíveis em www.anpec.org.br.
Histórico do curso
Anualmente, um grande percentual de alunos que frequentam este curso não o faz para prestar a prova da Anpec, mas porque estão em preparação para concursos públicos ou para melhorar seu desempenho no trabalho. Inúmeras pessoas também passaram em concursos públicos, alguns nas primeiras colocações. O curso conta com uma equipe de professores com experiência e o máximo de nível de satisfação dos alunos.
Orientações
Utilização da plataforma Google Meet, na comodidade de sua residência. Acesso virtual através de endereço restrito enviado antes do início de cada aula. Abrimos a sala virtual 10 minutos antes. Caso o aluno nunca tenha utilizado a plataforma, sugerimos entrar às 17h50 e testar seu áudio e vídeo, para eventuais ajustes nas configurações do microfone ou som. Para evitar microfonia, solicitamos que os alunos entrem na sala virtual com os microfones fechados, somente abrindo, em caso de dúvidas. O chat pode ser utilizado, porém, alguns mestres preferem ser interrompidos pelo áudio. Ouça as instruções de cada um deles nos minutos iniciais. Fica a critério de cada participante, deixar o vídeo aberto ou fechado.
• Os economistas registrados, bacharéis em economia, estudantes credenciados ou não no Corecon-RJ e outras áreas deverão comprovar sua condição no ato da matrícula.
• Os alunos que frequentam mais de 75% das aulas recebem um certificado no qual se especifica a carga-horária frequentada.
DISCIPLINAS E CONTEÚDOS
MATEMÁTICA
1. Noção de Conjunto – Relação de pertinência. Relação de inclusão, operações de interseção, união, diferença. Produto cartesiano. Relações.
2. Noções de Geometria Analítica – Coordenadas no plano e no espaço. Fórmulas de distância. Vetores livres no plano e no espaço. Produto escalar, produto vetorial, perpendicularidade. Equações da reta no plano e no espaço, equações de planos. Inequações lineares. Parábola e hipérbole.
3. Funções – Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Representação gráfica. Soma, diferença, produto, quociente e composição de funções.
4. Álgebra Linear – Operações com matrizes. Matriz inversa, transposta e adjunta. Resolução de sistemas lineares. Determinantes. Regra de Cramer. Espaços vetoriais. Subespaços. Base e dimensão. Produto interno, ortogonalidade. Projeções. Transformações lineares. Núcleo e imagem. Matriz de uma transformação linear. Autovalores e autovetores. Polinômios característicos operadores diagonalizáveis. Operadores auto-adjuntos, operadores ortogonais. Formas bilineares.
5. Funções de uma variável real - Limites. Funções contínuas. Funções deriváveis. Reta tangente e reta normal. Regras de derivação: derivada da soma, do produto, do quociente, regra da cadeia, derivada da inversa. Elasticidade. Derivadas sucessivas. Funções trigonométricas. Função exponencial e logarítmica. Regra de L’Hôpital. Intervalos de concavidade e convexidade. Ponto de inflexão. Polinômio de Taylor.
6. Integrais – Teorema fundamental do cálculo, primitivação por partes e por substituição. Áreas planas. Integrais impróprias.
7. Sequências e séries – Convergência e divergência de seqüências e séries. Série geométrica, teste da comparação, da razão, da raiz, teste da integral. Séries alternadas.
8. Matemática financeira – Juros simples. Juros compostos. Desconto e taxa de desconto. Séries de pagamento. Fluxo de caixa. Sistema de amortização.
9. Funções de várias variáveis reais – Derivadas parciais. Diferencial total. Gradiente. Regra da cadeia. Funções implícitas. Teorema do envelope. Funções homogêneas. Teorema de Euler. Condições de 1ª e 2ª ordens para máximos e mínimos de funções de várias variáveis reais. Condições de 1ª e 2ª ordens para otimização condicionada com restrições de igualdade e desigualdade. Integrais duplas. Mudança de variáveis em integrais duplas.
10. Equações diferenciais e em diferenças – Equações lineares de 1ª ordem e equações lineares de 2ª ordem com coeficientes constantes. Sistema de duas equações lineares de 1ª ordem homogêneo com coeficientes constantes.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
a) Básica
1. BOLDRINI, J. et al. Álgebra Linear. São Paulo: Harbra, 1986.
2. CHIANG, A.C. Matemática para Economistas. São Paulo: McGraw-Hill.
3. SIMON, Carl & Blume, L. Mathematics for Economists. New York: Norton, 1994.
b) Complementar
4. ÁVILA, G. Cálculo. Vols. I, II e III. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S.A., 1987.
5. LIMA, E. L.. Álgebra Linear. Coleção Matemática Universitária. Rio de Janeiro: IMPA, 1996.
6. GUIDORIZZI, H.L. Um Curso de Cálculo. Vols. 1 a 4. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária.
7. HADLEY, G. Álgebra Linear. Rio de Janeiro: Forense-Universitária;
8. VIERA, S., J.O. Matemática Financeira. São Paulo: Atlas.
ESTATÍSTICA
1. Números-índices. Índices de Laspeyres e de Paasche. Propriedades ideais de um número índice. Mudança de base e deflacionamento de dados.
2. Probabilidade - Definição e propriedades. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Função de probabilidade e densidade de probabilidade. Distribuição conjunta, distribuição marginais, independência estatística. Esperança matemática e variância de uma variável aleatória. Covariância e coeficiente de correlação.
3. Principais distribuições: Bernoulli, Binomial, Poisson, Geométrica, Hipergeométrica, Uniforme, Normal, Lognormal, Qui-quadrado, t e F.
4. Principais teoremas de probabilidade. Teorema de Tchebycheff. Lei dos grandes números. Teorema Central do Limite.
5. Inferência estatística. Estimação por ponto e por intervalo. Propriedades desejáveis dos estimadores em pequenas e grandes amostras. Intervalo de confiança e teste de hipóteses. Tipos de erro. Nível de significância.
6. Análise de Regressão. O modelo clássico de regressão linear e suas hipóteses básicas. Estimadores de mínimos quadrados ordinários e suas propriedades. Intervalos de confiança e teste de hipóteses. Violação das hipóteses básicas do modelo clássico de regressão linear: testes de diagnóstico e procedimentos de correção. Regressão com variáveis “dummy”. Modelos auto-regressivos e de defasagens distribuídas. Modelos de equações simultâneas.
7. Introdução a séries de tempo, modelos auto-regressivos, de média, móveis e mistos. Tendência, passeio aleatório e raízes unitárias.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
a) Básica
1. GUJARATI, D.M. Econometria Básica, Campus/Elsevier, 2006
2. MEYER, P. L. Probabilidade – Aplicações à Estatística. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1983.
3. STOCK, J.H. e M. WATSON, Econometria, Addison-Wesley, 2004.
4. TOLEDO, G.L e OVALLE, I.I. Estatística Básica. São Paulo: Atlas, 1995.
5. WOOLDRIDGE, J.M. Introdução à Econometria: Uma Abordagem Moderna, Pioneira, 2006 Thomson Learning. (Tradução da 2ª Edição Introductory Econometrics: A Modern Approach, South Western College Publishing)
b) Complementar
6. HILL, C; GRIFFITHS, W & JUDGE,G. Econometria. São Paulo: Saraiva, 2000.
7. MADDALA, G. Introduction to Econometrics. New York: MacMillan.
8. PINDYCK, R. e Rubenfeld, D. Econometric Models and Economic Forecasts. New York: McGraw-Hill
MICROECONOMIA
I. Demanda do Consumidor
1. Teoria do Consumidor - Teorias cardinal e ordinal. Curvas de indiferença. Limitação orçamentária. Equilíbrio do consumidor. Mudanças de equilíbrio devidas à variação de preços e renda (equação de Slutsky): efeito-preço, efeito-renda e efeito-substituição. Escolha envolvendo risco.
2. Curva de Demanda: deslocamento da curva e ao longo da curva. Elasticidade-preço, elasticidade-renda, elasticidades-preço cruzadas. Elasticidades compensadas e não-compensadas. Classificação de bens: normais, inferiores, bens de Giffen, substitutos, complementares. Excedente do consumidor. Demanda de mercado e receita total, média e marginal.
II. Oferta do Produtor
1. Teoria da produção - Fatores de produção. Função de produção e suas propriedades. Isoquantas. Elasticidade de substituição. Rendimentos de fator, rendimentos de escala. Função de produção com proporções fixas e proporções variáveis. Combinação ótima de fatores. Firma multiprodutora.
2. Custo - Custo de Produção. Curvas de isocusto. Função de custo; curto e longo prazo; custo fixo e variável. Custo marginal; custo médio.
3. Curva de Oferta da Firma e da Indústria de curto e longo prazos.
III. Mercados
1. Concorrência Perfeita - O equilíbrio da empresa em concorrência perfeita: a curva de oferta; deslocamento da curva e mudança ao longo da curva; curto e longo prazo; elasticidade-preço da oferta. Equilíbrio do mercado: posição de equilíbrio, deslocamento das curvas de procura e de oferta.
2. Monopólio - Equilíbrio da empresa monopolista. Discriminação de preços; barreiras à entrada. Comparação com o mercado de concorrência perfeita.
3. Concorrência Monopolística - Diferenciação do produto. Equilíbrio da empresa em concorrência monopolística: curto e longo prazo. Comparação com o mercado de concorrência perfeita.
4. Oligopólio - Caracterização da estrutura oligopolística.
4.1 Modelos Clássicos - Cournot, Bertrand e Edgeworth; fatias de mercado; cartéis; liderança de preços; comparação com o mercado de concorrência perfeita.
4.2 Modelos de mark-up - Princípio do custo total; curva de demanda quebrada; concentração e barreiras à entrada; diferenciação e diversificação do produto.
5. Formação de Preços e Fatores de Produção.
IV. Equilíbrio Geral e Teoria do Bem-estar
1. Troca Pura;
2. Troca Com produção;
3. Caixa de Edgeworth;
4. Bens Públicos;
5. Externalidades.
V. Economia da Informação
1. Seleção adversa;
2. Perigo Moral;
3. Modelo de Sinalização;
4. Modelo de Principal Agente.
VI. Teoria dos Jogos
1. Equilíbrio de Nash;
2. Equilíbrio de Nash em Estratégias Mistas;
3. Jogo Repetido;
4. Equilíbrio Perfeito em Subjogos.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
a) Básica
1. PINDYCK, Robert e Rubenfeld, D. Microeconomia, 6a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
2.VARIAN, H. Microeconomia: Princípios Básicos, Tradução da 7ª Edição Americana Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.
b) Complementar
3. GIBBONS, R. Game Theory for applied economists. Princeton University Press, 1992. (caps 1 e 2)
4. NICHOLSON, Walter. Microeconomic theory: basic principles and extensions. Seventh edition, Driden Press, 1998
MACROECONOMIA
1. Contabilidade Nacional - Os conceitos de renda e produto. Produto e renda das empresas e das famílias. Gastos e receitas do governo. Balanço de pagamentos: a conta de transações correntes, a conta de capital, o conceito de déficit e superávit. Contas Nacionais do Brasil. Conceito de deflator implícito da renda. Números índices, tabela de relações insumo-produto. Conceitos alternativos de déficit público.
2. Monetária e Fiscal - Funções da moeda. Criação e distribuição de moeda pelos bancos comerciais. Controle dos meios de pagamentos: taxa de redesconto, reservas obrigatórias, gerências da dívida pública. Procura da moeda: motivos determinantes da retenção de ativos líquidos. Papel do Banco Central. Equivalência Ricardiana. Dinâmica da Dívida e sua Relação com o Superávit Primário.
3. Modelo IS x LM x BP – Equilíbrio no mercado de bens. Equilíbrio no mercado Monetário. Análise IS x LM. Impactos de Políticas fiscal e Monetária. Modelo Mundell-Fleming. Regimes Cambiais.
4. Oferta e Demanda agregadas e Curva de Phillips – Modelo AS x AD (curto e longo prazo). Curva de Phillips: Expectativas Adaptativas e Racionais; Rigidez de Preços e Salários; Teoria dos Ciclos Reais e Modelos Novos Keynesianos. Equação de Fisher.
5. Crescimento - Modelo de Solow. Crescimento endógeno. Decomposição (contabilidade) do crescimento. Instituições e crescimento. Capital Humano.
6. Economia Aberta – Noção de taxa de câmbio real e nominal. Equação de Paridade de juros e de preços.
7. Investimento e Consumo – Q de Tobin. Teoria da Renda Permanente. Ciclo de Vida. Restrição de Crédito. Papel das expectativas.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
a) Básica:
1. BLANCHARD, O. Macroeconomia. 4a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. 2. DORNBUSH, R.; FISCHER, S.; STARTZ, R. Macroeconomia. 11ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013. 3. FEIJÓ, C. A.; RAMOS, R. L. O. (org.) Contabilidade Social: referência atualizada das Contas Nacionais do Brasil. 5ª ed. (Revista e Atualizada), Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 4. JONES, C.I.; VOLLRATH, D. Introdução à Teoria do Crescimento Econômico. Nova Edição. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2014. 5. MANKIW, N.G. Macroeconomia. 8a ed. Rio de Janeiro, LTC 2014. 6. Site do Banco Central do Brasil. Estatísticas/Notas Metodológicas (6ª edição do Manual do Balanço de Pagamentos do FMI). www.bcb.gov.br/estatisticas/notasmetodologicas
b) Complementar:
7. LOPES, L. M. & VASCONCELLOS, M. A. S. Manual de Macroeconomia Básico e Intermediário. São Paulo: Atlas, 2000. 8. WILLIAMSON, J. A Economia Aberta e a Economia Mundial: Um Texto de Economia Internacional. 3ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1988. 9. ABEL, A. B.; BERNANKE, B. S.; CROUSHORE, D. Macroeconomia. 6ª ed. Pearson Universidades, 2018.
ECONOMIA BRASILEIRA
1. A Economia Brasileira de Fins do Século XIX até a Crise de 1929.
2. A Industrialização Brasileira e a política econômica no Período 1930-1945.
3. O Pós-Guerra e a Nova Fase de Industrialização: a política econômica e o Plano de Metas.
4. O Período 1962-1967. A desaceleração no crescimento. Reformas no sistema fiscal e financeiro. Políticas antiinflacionárias. Política salarial. Os planos Trienal e PAEG.
5. A Retomada do Crescimento 1968-1973: desaceleração e os planos econômicos do período. A economia brasileira na década de 1970 e o II PND.
6. A crise da década de 1980. A interrupção do financiamento externo e as políticas de estabilização.
7. Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. O debate sobre a natureza da inflação no Brasil.
8. Abertura comercial e financeira: impactos sobre a indústria, a inflação e o balanço de pagamentos. O debate sobre desindustrialização/reprimarização da economia brasileira.
9. O Papel do Estado na economia brasileira no século XX e na atualidade.
10. Tópicos Adicionais. O papel da agricultura no desenvolvimento econômico. Desequilíbrios regionais. Distribuição de renda e pobreza. Relações com a economia internacional: integração, política industrial e dívida externa. A reforma do estado e as privatizações. Mercado de trabalho e emprego.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
1. ABREU, M.P. (org.) A Ordem do Progresso - dois séculos de política econômica no Brasil. Rio de Janeiro, ed. Campus, 2a Edição, 2014.
2. BAER, W. A Industrialização e o Desenvolvimento Econômico do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1985.
3. BASTOS, P. P. e FONSECA, P. C. D. (orgs.) A Era Vargas: Desenvolvimentismo, Economia e Sociedade. São Paulo: UNESP, 2012.
4. BELUZZO, L.G. e COUTINHO, R. O Desenvolvimento Capitalista no Brasil. São Paulo: Brasiliense. 1982 (2 volumes).
5. BONELLI, R. (org.) Ensaios sobre Política Econômica e Industrialização no Brasil. Rio de Janeiro: Senai, 1996.
6. CARDOSO Jr., J. C. (org.) A Reinvenção do Planejamento Governamental no Brasil. Brasília: IPEA, 2011.
7. CANO, W. Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil, 1930-1995. 2a. ed. Campinas: UNICAMP, 1998.
8. CARNEIRO, R. (2002) Desenvolvimento em crise: a economia brasileira no último quarto do século XX. São Paulo: Ed. Unesp/IE-Unicamp, 2002
9. CASTRO, A.B. de e Souza, F.E.P. de. A Economia Brasileira em Marcha Forçada. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1985.
10. FILGUEIRAS, L. (2000) História do Plano Real: fundamentos, impactos e contradições. São Paulo: Boitempo, 2000
11. FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
12. GAMBIAGI, F.; VILLELLA, A.; BARROS DE CASTRO, L; HERMMAN, J. Economia Brasileira e Contemporânea (1945-2004). Editora Elsivier/Campus, 2005.
13. IPEA. Presente e Futuro do Desenvolvimento Brasileiro (org. André Bojikian Calixtre; André Martins Biancarelli; Marcos Antonio Macedo Cintra (organizadores). IPEA, Brasília, 2014
14. KON, A. (org.). Planejamento no Brasil II. São Paulo: Perspectiva, 1999.
15. SIMONSEN, M. H. Inflação: Gradualismo vs. Tratamento de Choque. Rio de Janeiro: APEC, 1970.
16. TAVARES, M. da C. Da Substituição de Importação ao Capitalismo Financeiro. Rio de Janeiro: Zahar.
17. TAVARES , M. da C. e Fiori, J.L. Desajuste Global e Modernização Conservadora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
18. VERSIANI, F.R. e MENDONÇA DE BARROS, J. R. (orgs). Formação Econômica do Brasil: a Experiência da Industrialização. Série de Leituras ANPEC. São Paulo: Saraiva.
19. VILLELA, A. e SUZIGAN, W. Política do Governo e Crescimento da Economia Brasileira, 1889-1945. Rio de Janeiro: IPEA/INPES.
EQUIPE DE PROFESSORES
MATEMÁTICA
Prof. André Gaglianone
Prof. Matemática do Corecon-RJ desde 2005, do IBMEC (2006-2017) e do Mestrado de Formação para Professores de Matemática PROFMAT, o da UFRJ, desde 2015. Mestre em Ensino de Matemática (UFRJ). Licenciado em Matemática (UFF-CEDERJ) e em Pedagogia (UGF).
ESTATÍSTICA
Prof. Paulo Henrique Coelho Maranhão
Professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) desde 2005. Pós-Doutorando e pesquisador no Departamento de Engenharia Industrial, da PUC-RJ (março 2019-atual). Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, (2012). Mestre em Estatística, UFPE (1998). Bacharel em Estatística pela UFC (1994).
Prof. André Gaglianone
Prof. Matemática do Corecon-RJ desde 2005, do IBMEC (2006-2017) e do Mestrado de Formação para Professores de Matemática PROFMAT, o da UFRJ, desde 2015. Mestre em Ensino de Matemática (UFRJ). Licenciado em Matemática (UFF-CEDERJ) e em Pedagogia (UGF).
Prof. Fellipe de Oliveira
Mestre em Engenharia Elétrica – COPPE-UFRJ. Estatístico pela UERJ (2007). Estatístico do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Prof. substituto de Estatística da Faculdade Mackenzie (2007- final 2013). Tutor de Estatística Cederj (2012/dez 2013). Prof. em Pré-vestibular 2006-2012.
MICROECONOMIA
Prof. Antonio Carlos Assumpção
Doutor e mestre em Economia pela UFF. Economista. Leciona no Corecon-RJ desde 1997. Foi prof. do Ibmec por 15 anos, sendo coordenador adjunto de Economia por 8 anos. Ministrou aulas no MBA de Finanças da UFF e na UNESA. Prof. no IUPERJ. Desde 2000, dá aulas nos principais cursos preparatórios para concursos públicos do RJ.
MACROECONOMIA
Prof. Thiago de Moraes Moreira
Mestre em teoria econômica pela UFRJ com especialização em desenvolvimento pela CEPAL. Professor de pós-graduação no IBMEC e de graduação no Instituto de Economia UFRJ, além de colunista do jornal Valor Econômico.
Prof. Antonio Carlos Assumpção
Doutor e mestre em Economia pela UFF. Economista. Leciona no Corecon-RJ desde 1997. Foi prof. do Ibmec por 15 anos, sendo coordenador adjunto de Economia por 8 anos. Ministrou aulas no MBA de Finanças da UFF e na UNESA. Prof. no IUPERJ. Desde 2000, dá aulas nos principais cursos preparatórios para concursos públicos do RJ.
ECONOMIA BRASILEIRA
Prof. Gilberto dos Santos Carvalho
Economista pela UFSJ (2002). Especialista em Gestão Empresarial (2016). Mestrando UCAM em Economia Empresarial. Prof. do Corecon-RJ há 5 anos. Mais de 10 anos de experiência lecionando para as graduações de Economia; Administração; Engenharia e Serviço Social, com passagens pela UFRRJ (2008-2009); Faetec (atual); Redentor; Univertix e nos principais cursos preparatórios para concursos do Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais).
VALORES
OBS: Os pagamentos parcelados serão preferencialmente através de agendamentos bancários, sendo a 1ª parcela para o início do curso.
Os Economistas Registrados, Bacharéis em Economia, Estudantes graduação credenciados ou não no Corecon-RJ e outras áreas deverão comprovar sua condição no ato da matrícula.
Para confirmar sua matrícula, você precisa efetuar o pagamento à vista ou o valor referente ao seu parcelamento através de transferência bancária ou depósito identificado com o CPF DO ALUNO na Conta corrente pertencente ao Corecon-RJ:
Solicite os dados bancários pelo e-mail cursos@corecon-rj.org.br
Local do Curso
Utilização da plataforma Google Meet, na comodidade de sua residência.
Informações ou dúvidas
Para quaisquer perguntas, entrar em contato 2103-0118 / 0119 ou e-mail: cursos@corecon-rj.org.br