CURSOS

Gestão de Custos e Formação de Preços

14/09 a 05/10/2021 | Carga horária:24h
09h30 às 12h30 | terças e quintas–feiras
Prof. Me. Fábio Frazão

Para encarar a concorrência, empresas e empreendedores veem na Gestão de Custos e Formação de Preços ferramentas eficazes para adquirir vantagem competitiva. Tal conhecimento é útil para subsidiar a tomada de decisões gerenciais prestando informações sobre rentabilidade e desempenho de produtos através da aplicação do método de custeio mais adequado à realidade operacional da empresa.
Neste curso, o aluno obterá saberes específicos para auxiliar as organizações na agregação de valor para o cliente, reduzir custos operacionais e identificar os custos que são realmente relevantes, de modo a garantir o lucro desejado e a manter a viabilidade do negócio.

Conteúdo Programático

03 horas – GESTÃO DE CUSTOS (Conceitos e definições de gastos, investimentos, custos primários, custo de transformação, custo fabril, despesas e gastos totais. – Classificação dos custos e das despesas em uma empresa). 

06 horas – O IMPACTO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO (Análise dos sistemas de custeios, das vantagens e desvantagens do custeio direto e por absorção, calcular o preço com base no custo pleno, no custo de transformação e no custo marginal. - Aplicação de mark-ups).

03 horas – A INFLUÊNCIA DOS CUSTOS FINANCEIROS E TRIBUTÁRIOS NO PREÇO (Uma abordagem dos custos financeiros sobre os recursos de capital próprio, capital de terceiros, capital misto, capital de giro e dos impostos sobre o produto comercializado. – Cálculo do custo financeiro e tributário).

05 horas – A EFICIÊNCIA DOS MERCADOS E OS MÉTODOS DE FORMAÇÃO DE PREÇO (consumidores e fornecedores como influenciam o mercado, identificar o ponto de equilíbrio contábil, econômico, financeiro de acordo com metas de vendas e de faturamento. - A relação entre custos, volumes e lucros).

05 horas – ESTRATÉGIA DE CUSTOS E DE PREÇOS (Curva de aprendizagem, ciclo de vida do produto, cadeia de valor. A importância das políticas gerais de preço na estratégia comercial. - Análise da rentabilidade).

02 horas – APURAR OS CUSTOS E PRECIFICAR UM PROJETO (Levantamento dos custos envolvidos em um projeto relativos à mão de obra, a infraestrutura e o outros. E desenvolvimento de uma política de preço para o mesmo. - Proposta Comercial simplificada).


Valores:  

Categoria Valor do curso
à vista
*Parcelado em 2x

Estudante Economia registrado
 
R$ 760,00 R$ 380,00

Demais graduandos

R$ 818,00 R$ 409,00

Economista Registrado

R$ 936,00 R$ 468,00

Bacharel em Economia e outros
 
R$ 1052,00 R$ 526,00

*Pagamentos até 21/01 e 21/02/2020

- Este curso será realizado se houver pelo menos 15 alunos inscritos. OBS: * Deverão comprovar sua condição no ato da matrícula.

- Este curso dá direito ao Certificado quando o aluno tem pelo menos 75% de presença.


Referências Bibliográficas 

BRUNI, Adriano L.; FAMÁ, Rubens Gestão de Custos e Formação de Preços. 6ª edição. São Paulo, SP: Atlas, 2012.

MANKIW, N. Gregory. Introdução a Economia: princípios de micro e macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

BELKE, Rolando; BERTÓ, Dálvio. Gestão de custos. 2ª.edição. São Paulo: Saraiva, 2011.

 

Local do curso Av. Rio Branco, n. 109 – 16º andar – na sede do Corecon-RJ – no Centro do Rio de Janeiro.