CURSOS

Atualização em Economia: Preparatório para Concursos CNU 2024, Bacen, CVM e MPO

O objetivo deste curso é atualizar os conhecimentos dos economistas (prioritariamente) e fornecê-los para os profissionais de outras áreas os quais almejam ocupar cargos no serviço público, voltados para área econômico-financeira ou pretendem melhorar seu desempenho no trabalho. Boa parte das matérias aqui lecionadas também compõem o edital para o exame  da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia)
Histórico do curso
O Corecon-RJ, com a tradição de há quase 50 anos colaborar com a formação dos economistas, retoma a prática de oferecer educação aos economistas focada em vagas de empregos públicos. O curso conta com uma equipe de professores experientes, cujo nível de satisfação dos alunos atinge o máximo esperado. 
Os alunos que frequentarem mais de 75% das aulas das 156h, caso solicitem, tem direito a receber um certificado impresso, no qual se especifica a carga-horária frequentada.
 


CONTEÚDOS
 
ESTATÍSTICA (CNU, BACEN, CVM, e MPO)
 
Estatística descritiva e análise exploratória de dados: gráficos, diagramas, tabelas, medidas descritivas (posição, dispersão, assimetria e curtose). 1 Probabilidade. Definições básicas e axiomas. 2 Probabilidade condicional e independência. 
Estatística 2 
1 Técnicas de amostragem: amostragem aleatória simples, estratificada, sistemática e por conglomerados. 2 Inferência de intervalos de confiança. 3 Testes de hipóteses para médias e proporções. 4 Correlação e regressão linear simples. 5 Entidades Discretas e Contínuas; Algoritmos; Operações Lógicas, Aritméticas, Trigonométricas e Estatísticas. 6 Divulgação e Compartilhamento de Dados: Equipamentos e Dispositivos, Alta e Baixa Tiragens 7 Reprodução Analógica e Digital. 8 Disseminação de Informações.
 
RACIOCÍNIO LÓGICO / MATEMÁTICA (CNU, BACEN e CVM)
 
Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. Conjuntos e suas operações, diagramas. Números inteiros, racionais e reais e suas operações, porcentagem e juros. Proporcionalidade direta e inversa. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
 
 
MACROECONOMIA (CNU, BACEN, CVM, e MPO)
 
1 Contas Nacionais, agregados macroeconômicos, produto, renda e despesa, diferentes conceitos de produto, consumo, investimento, poupança. 2 Exportações e importações, balanço de pagamentos e taxas de câmbio. 3 Ciclos econômicos, estabilização econômica, o modelo IS-LM, planos de estabilização no Brasil, Plano Real. 4 Déficit orçamentário e dívida pública, teto de gastos. 
 
 
MICROECONOMIA (CNU, BACEN e CVM)
 
1 Conceitos básicos. 2 Demanda e oferta, elasticidades. 3 Teoria do Consumidor. 4 Mercados competitivos: concorrência perfeita, análise de mercados competitivos, maximização de lucros, equilíbrio de mercado. 5 Poder de mercado. 6 Eficiência econômica: eficiência nas trocas, livre comércio, vantagem comparativa, fronteiras de possibilidades de produção. 7 Falhas de mercado: assimetria de informação, risco moral, seleção adversa. 8 Bens públicos, semipúblicos, bens privados. 9 Externalidades, informação assimétrica. 10 Papel do Governo na economia: estabilização econômica, promoção do desenvolvimento e redistribuição de renda. 
 
ECONOMIA BRASILEIRA (CNU, CVM, MPO e no Bacen dentro Atualidades na Discursiva)
 
Economia brasileira contemporânea: Origens da industrialização brasileira. 1 O Brasil no período entre guerras – a industrialização restringida: crescimento e estagnação nos anos 20, a crise de 29. 2 A economia brasileira no período de 30- 45: o avanço da industrialização. 3 Desenvolvimento no 2º pós-guerra (45 a 64). O debate sobre industrialização e estabilização; substituição de importações. 4 A crise política, reformas institucionais pós 64 e o período expansivo de 68/73. 5 A crise externa e a resposta brasileira nos anos 70 – o 2º PND. 6 Brasil na década de 80: choques externos, crise e políticas de ajustamento relativas à dívida externa, inflação, tentativas de estabilização. 7 Reformas econômicas a partir dos anos 90: Abertura, redefinição dos papéis do estado e políticas de estabilização. 8 Sistema de Pagamentos Brasileiro. 9 A trajetória recente da economia brasileira. 
 
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE (CNU e no MPO dentro Realidade Brasileira)
 
1 Conceitos fundamentais: balanço energético e usos e fontes, matriz energética 2 Petróleo, gás natural e energia elétrica 3 Política Ambiental 4 Aquecimento global e mudanças climática 5 Doença holandesa 6 Industrialização, inovação e competitividade. 7 Transição da matriz energética.
 
FINANÇAS PÚBLICAS (CNU, CVM e MPO)
                                                                                                                                                                                    1 Atribuições econômicas do Estado. 2 Fundamentos das finanças públicas, tributação e orçamento. 3 Financiamento das Políticas Públicas: estrutura de receitas e despesas do Estado brasileiro. 4 Noções de orçamento público: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). 5 Federalismo fiscal no Brasil; Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).
 
ORÇAMENTO PÚBLICO E CONTABILIDADE (CNU, MPO e no BACEN alguns itens de Contabilidade)
1 Orçamento público: história, evolução e natureza jurídica. 2 A relação do orçamento com as políticas fiscal, tributária e cambial. 3 Orçamento na Constituição de 1988. 4 Lei de Diretrizes Orçamentárias: caracterização, conteúdo e prazos. 5 Lei Orçamentária Anual: caracterização, conteúdo, prazos, classificações. 6 Elaboração e aprovação das leis de matéria 49 orçamentária. Proposta orçamentária e sua integração com PPA e LDO. 7 As interfaces entre LDO, LOA, Lei nº 4.320/1964 e Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. 8 Créditos adicionais. 9 Conceitos e elementos básicos do orçamento público, orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento-programa, orçamento participativo. 10 Classificações orçamentárias da receita e da despesa pública: utilização, origens, fundamentação econômica. 11 Receita pública: conceito, classificações, estágios, tributos, contribuições sociais. 12 Fonte de Receita e Fonte de Recursos. 13 Despesa pública: conceito, classificações e estágios. 14 Receita orçamentária e despesa orçamentária da União. 15 Fixação da despesa e empenho, liquidação e pagamento. 16 Dívida Pública e Operação de Crédito. 17 Restos a pagar. 18 Suprimento de fundos. 19 Prestação e Tomada de contas. 20 Despesas de exercícios anteriores. 
 
FUNÇÕES ECONÔMICAS DO ESTADO E INSTITUIÇÕES MULTILATERAIS INTERNACIONAIS (CNU; no MPO, item 8 de Realidade Brasileira e possível tema de relações internacionais Discursiva BACEN)
As funções econômicas do Estado: alocativa, distributiva e estabilizadora. 1 Orçamento público e os parâmetros da política fiscal no Brasil. 2 Responsabilidade fiscal, regras fiscais. 3 Ingressos públicos: conceito, classificação, tipos. 4 Fontes de financiamento público. 5 Tributação: preços e eficiência econômica, incidência tributária, perda de peso morto. 6 Carga tributária: conceito, composição, evolução no Brasil. 7 Princípios de descentralização fiscal: transferências intergovernamentais: classificação e critérios. 8 Políticas comerciais. Protecionismo e livre-cambismo. 9 A Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): competências, estrutura e processo decisório. 10 Mercosul. Objetivos e estágio atual de integração comercial. 11 Cooperação multilateral em comércio internacional: G20, BRICS. 12 Sistema administrativo e instituições intervenientes no comércio exterior no Brasil. 13 Balança comercial brasileira: conceitos e metodologia de contabilização. 14 Instituições intervenientes no comércio exterior no Brasil. 14.1 A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). 14.2 Receita Federal do Brasil. 14.3 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX). 14.4 Banco Central do Brasil (BACEN). 15.5 Ministério das Relações Exteriores (MRE).
 
FUNCIONAMENTO MERCADO DE CAPITAIS (CVM e no MPO, item 2.1 dentro de Contabilidade)
Financiamento de empresas por meio da emissão de valores mobiliários. Ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários: caracterização, etapas da oferta, ritos de registro e hipóteses não sujeitas a registro. Deveres de ofertantes, intermediários, emissores e respectivos administradores de tais agentes. Ofertas realizadas por meio de plataformas eletrônicas de investimento participativo. 

Distinções entre emissores de valores mobiliários nacionais e estrangeiros. Obtenção de registro e regimes de prestação de informações por emissores estrangeiros. Brazilian Depositary Receipts – BDR. Classificação dos programas de BDR e suas respectivas características. Requisitos, deveres e responsabilidades de emissores, patrocinadores e instituições depositárias. Governança corporativa e as companhias abertas: Princípios, mecanismos e legislação aplicável. Conflitos de agência nas companhias abertas: caracterização, identificação de hipóteses de conflitos entre (i) acionistas e credores, (ii) acionistas e administradores; e (iii) acionistas controladores e não controladores; e mecanismos de mitigação destes conflitos. Relações da companhia com demais partes interessadas ("stakeholders"). Ofertas públicas de aquisição de ações (OPA). Princípios gerais. Deveres e vedações de ofertantes, intermediários e avaliadores em relação à oferta. Modalidades de OPA existentes e respectivas regras específicas aplicáveis. Valores mobiliários: espécies existentes, suas respectivas características e classificação de um instrumento como valor mobiliário à luz do art. 2º, IX, da Lei nº 6.385/1976. Registro de propriedade dos valores mobiliários. Fundos de investimento: Distribuição, resgate e amortização de cotas. Encargos do fundo. Formas de remuneração, vedações e obrigações e hipóteses de substituição dos prestadores de serviços essenciais. Patrimônio líquido negativo e insolvência da classe de cotas. Categorias de fundos existentes, suas respectivas características e regras específicas aplicáveis. Operações de securitização: Lei nº 14.430/2022. Deveres e vedações das companhias securitizadoras. Prestadores de serviços relacionados à emissão. Obrigações de prestação de informações periódicas e eventuais. Emissão e distribuição de títulos de securitização, e suas divisões em classes, subclasses e séries. Conteúdo do instrumento de emissão de valores mobiliários em operações de securitização.

 
 
EQUIPE DE PROFESSORES 
 
Prof. André Gaglianone
MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA 1
 
Prof. Matemática do Corecon-RJ desde 2005, do IBMEC (2006-2017) e do Mestrado de Formação para Professores de Matemática PROFMAT, o da UFRJ, desde 2015. Mestre em Ensino de Matemática (UFRJ). Licenciado em Matemática (UFF-CEDERJ) e em Pedagogia (UGF). Há mais de 30 anos, prepara alunos para o vestibular / Enem, tendo sido Coordenador de Matemática no grupo Miguel Couto nos anos 90.
 
Prof. Antonio Carlos Assumpção
MICROECONOMIA, ECONOMIA BRASILEIRA E FINANÇAS PÚBLICAS
 
Leciona no Corecon-RJ desde 1997. Professor da UERJ. Doutor e mestre em Economia pela UFF.  Economista. Foi prof. do Ibmec por 15 anos, sendo coordenador adjunto de Economia por 8 anos. Ministrou aulas no MBA de Finanças da UFF e na UNESA. Prof. no IUPERJ. Desde 2000, dá aulas nos principais cursos preparatórios para concursos públicos do RJ.
 
 
Prof. Fellipe de Oliveira
ESTATÍSTICA 2
 
Professor do Corecon-RJ desde 2015. Estatístico pela UERJ (2007). Mestre em Engenharia Elétrica – COPPE-UFRJ. Estatístico concursado do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) onde é Chefe de Serviço do Controle da Poluição Veicular. Prof. substituto de Estatística da Faculdade Mackenzie (2007- final 2013). Tutor de Estatística Cederj (2012/dez 2013). Prof. em Pré-vestibular 2006-2012. 
 

Prof. Rogério Dantas
ORÇAMENTO PÚBLICO E CONTABILIDADE E FUNCIONAMENTO MERCADO DE CAPITAIS

Doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – UFRJ - (2020-atual). Doutorado em Economia – Regulação Econômica UERJ (2018/ 2020 não concluído). Mestrado em Economia e Gestão Empresarial UCAM – (2010), cuja dissertação foi premiada, em 2011, pela Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. Graduação em Contabilidade (1998).  Analista CVM desde 2005: tendo sido Superintendente Administrativo-Financeiro substituto (2012-2015), implementado Processo Eletrônico nesta autarquia e a Lei de acesso a informação, vice-presidente da Comissão de Ética (2010-2012).  Membro do Comitê de implementação do Processo Eletrônico Nacional do Ministério do Planejamento (2012-2015). No momento, trabalha área da Superintendência de Securitização e Agronegócio.

 
Prof. Thiago de Moraes Moreira
MACROECONOMIA, ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE E FUNÇÕES ECONÔMICAS DO ESTADO E INSTITUIÇÕES MULTILATERAIS INTERNACIONAIS
 
Professor do Corecon-RJ desde 2012. Mestre em teoria econômica pela UFRJ com especialização em desenvolvimento pela CEPAL. É professor da pós-graduação / MBA no IBMEC e da graduação no Instituto de Economia UFRJ, além de colunista do jornal Valor Econômico. Economista pela Unicamp (2007). Atualmente é consultor do Planejamento Estratégico na Petrobras, professor de Macroeconomia da Universidade Petrobras e Consultor Técnico do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).
 
 
 

SUJEITO A ALTERAÇÃO

 

Pagamentos

Via transferências ou agendamentos (no caso de parcelamentos) bancários para CC do Corecon-RJ.

Conta Corrente do Corecon-RJ (Conselho Regional de Economia – 1ª Região - RJ):

Banco do Brasil – Nº 01

Agência N.º:  2234-9 
Conta N.º: 14500-9 
CNPJ do Corecon-RJ N.º: 29.168.010/0001-12 

Informações:
WhatsApp: (21) 93500-3351