Previsto: 2022 | Carga horária: 15h
18h30 às 21h30 | Quintas-feiras
Professora Natália G. de Moraes
O objetivo deste curso é circunscrever o tema de Mobilidade Urbana Sustentável explorando sua transversalidade com a economia e aspectos ambientais, sociais, tecnológicos e culturais. O curso é destinado a economistas e profissionais de áreas diversas que tenham o intuito de ampliar seus conhecimentos e desenvolver análise critica sobre o tema proposto considerando o contexto atual e suas perspectivas.
Contexto: O padrão de mobilidade urbana no Brasil vem se alterando significativamente nos últimos anos, com maior acesso a veículos particulares e maior demanda por deslocamentos pelos indivíduos. Em paralelo aos aspectos positivos desta transformação, relacionados, por exemplo, ao crescimento da indústria e ao desenvolvimento da economia, há externalidades negativas associadas aos congestionamentos, à poluição e à ocupação desordenada das cidades. A gestão do desenvolvimento da mobilidade urbana é, neste contexto, um desafio que requer da sociedade e de seus
representantes visão multidisciplinar que seja capaz de considerar as diversas dimensões da sustentabilidade nas cidades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A)Crescimento Econômico e a Indústria de Autoveículos
1. Conjuntura atual da indústria de autoveículos no Brasil 2. Estrutura produtiva da indústria de autoveículos3. Participação no PIB e o papel anticíclico na economia4. Medidas de apoio governamental à indústria
B)Socioeconomia e Características de Mobilidade
1. Desenvolvimento socioeconômico e características dos deslocamentos 2. Posse de veículos e renda per capita 3. Distribuição modal do transporte de passageiros
C)Desenvolvimento da Mobilidade Urbana Sustentável
1. Externalidades do transporte de passageiros 2. Cidades sustentáveis e mobilidade urbana sustentável 3. Mobilidade e acessibilidade4. Transporte como direito e política social
D)Tecnologia, Eficiência Energética e Mobilidade
1. Consumo energético nos transportes 2. Eficiência energética para mobilidade sustentável 3. Tecnologias veiculares e combustíveis alternativos 4. Grandes tendências na mobilidade e acessibilidade
E)Políticas e Ações para a Mobilidade Urbana Sustentável
1 Politicas públicas para desenvolvimento da Mobilidade Urbana 2 Atuação da sociedade e das organizações 3 Desafios, boas práticas e perspectivas
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Anuário Estatístico da Indústria Automobilística. São Paulo, 2015.
Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Relatório Comparativo 2003-2013. Maio de 2015.
Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Perspectivas do investimento 20152018. Panorama Setorial Automotivo. Biblioteca Digital. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/bibliotecadigital. Acesso em: maio de 2015.
Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Panorama da engenharia automotiva no Brasil: inovação e o apoio do BNDES. BNDES Setorial 39, p. 155-196. Março de 2014.
BASTIN, C.: Análise da Difusão de Novas Tecnologias Automotivas em Prol da Eficiência Energética na Frota de Novos Veículos Leves no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ / COPPE, 2010.
DANTAS, G; ROSENTAL, R., etall.: A Energia na Cidade do Futuro: uma abordagem didática sobre o setor elétrico. Babilônia Cultura Editorial. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://cpflvisao2030.gesel.ie.ufrj.br/index.php/Publications Acesso em: junho 2015.
EGLER, G., BASTOS, L.O., MORAES, N. G.: Comparação de tecnologias de baixa emissão para ônibus urbanos na cidade do Rio de Janeiro. IVX Congresso Brasileiro de Energia. Rio de Janeiro. Outubro de 2012.
FIOROTTI, A. e MORAES, N.G.: Proálcool e Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB): Comparação e Aprendizado. XII Congresso Brasileiro de Energia – CBE. Rio de Janeiro. Novembro 2008.
Fundação Getúlio Vargas (FGV). Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana. Cadernos. Junho/julho, 2014 - ano 9 - nº 24.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Indicadores de mobilidade urbana da PNAD 2012. Comunicados do IPEA. Nº161. 24 de outubro de 2013.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Transporte e mobilidade urbana. Textos para Discussão CEPAL-IPEA, 34. Brasília, DF: CEPAL. Brasil, 2011.
Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). Cenários globais para uma mobilidade mais sustentável: Impactos e potencial da redução do uso do carro, promoção do transporte coletivo, modo a pé e bicicleta. ITDP.Dezembro de 2014.
International Transport Forum (ITF).Urban Mobility System Upgrade. How shared self-driving cars could change city traffic. Urbanmobility system upgrade - OECD/ITF, 2015.
MACIEL, M.: Externalidades Negativas do Transporte Motorizado Individual em Zonas Urbanas do Brasil: uma Análise do Potencial de Economia de Recursos para 2020 – Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2012.
Ministério das Cidades. Referência Para Elaboração De Plano De Mobilidade Urbana. Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana – SeMob.Ministério das Cidades, 2015.
Ministério das Cidades. Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável: Princípios e Diretrizes. Brasília, 2004.
Ministério do Meio Ambiente (MMA). Inventário nacional de emissões atmosféricas por veículos automotores rodoviários. Ano base 2012. Janeiro de 2014.
OLIVEIRA, J.A.: Direito à Mobilidade Urbana: um direito fundamental do cidadão. Ponto de Vista. ANTP. Disponível em: < http://www.antp.org.br>. Acesso em: setembro de 2014.
PINTO, H.Q., MORAES, N. G.: Transport Energy Consumptionand CO2 Emissions in Brazil. 34th IAEE InternationalConference. Estocolmo, Suécia. Junho, 2011.
Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (SIMEA). Análise dos desafios para a difusão dos veículos elétricos e híbridos no Brasil. BlucherEngineeringProceedings Agosto de 2014, Número 2, Volume 1.
VASCONCELLOS, E.: Congestionamento no trânsito e financiamento da mobilidade – avaliação dos estudos no Brasil e das perspectivas metodológicas. Instituto Movimento, São Paulo. Revista dos Transportes Públicos - ANTP - Ano 36 – 2014.
Sobre a Professora
Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ, com curso de Gestão da Mobilidade Urbana pela ANTP. Atualmente é Analista de Pesquisa Energética na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) trabalhando na elaboração de cenários para o setor de transporte de passageiros no Brasil. Tem desenvolvido artigos para Conferências Nacionais e Internacionais na área de Emissões de Gases do Efeito Estufa, Eficiência Energética e Consumo de Combustíveis no Transporte de Passageiros e Mobilidade.
*A última parcela deve ser paga até 02/05/2017
Atenção!
- Este curso será realizado se houver quórum mínimo de alunos.
- Os estudantes de graduação, os não registrados e de outras áreas deverão comprovar sua condição.
- Os valores poderão ser divididos em até dois cheques de igual valor, entregues no ato da matrícula.
- O curso dá direito a Certificado de frequência, quando o aluno tiver ao menos 75% de presença.
Local do curso
Av. Rio Branco, n. 109 – 16º andar – na sede do Corecon-RJ – no Centro do Rio de Janeiro.